Vivência com Crianças

       Uma das vivências com crianças que podemos relatar é a explicação da chuva e do arco-íris na Briquedoteca da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-Ba). A brinquedoteca é um espaço não formal, pois não é sala de aula, mas apresenta diariamente crianças de 3 a 10 anos de idade no qual pudemos explicar a Física com uma linguagem apropriada.
          Confira essa vivência!!!

              http://www.youtube.com/watch?v=WMqZIDidTJ4
          OBS: Por motivos de ética da Instituição não foi possível filmar as crianças!!
      Situada no Modulo IV da UEFS, a Brinquedoteca funciona como laboratório de estudos e pesquisas para estudantes e professores da Uefs em disciplinas ligadas a desenvolvimento cognitivo, aprendizagem, psicologia e educação infantil.
      Dentre brinquedos educativos disponíveis no espaço, estão jogos de memória, dominó, dados, marionetes, jogos de montar, livros da literatura infantil e teatro de fantoches. Segundo a pedagoga da Brinquedoteca, Cristiane dos Anjos Pinto, “esses brinquedos estimulam o aprendizado cognitivo e a socialização já que alguns deles só podem ser usados em coletividade”.
    Foi trabalhado com as crianças o experimento do Arco-iris e discutimos sobre este fenomeno físico concomitante com a Física na Chuva. Para auxiliar na explicação do fenômeno houve demostrações de cartazes de acordo com a sequência abaixo:
Cartaz 01 e 02: Para demostrar que em dias normais, quando a temperatura do Sol vai aumentando, o dia fica muito quente e aparece, com o passar das horas, muitas nuvens no Céu...
(Cartaz 03,04 e 05) Em determinado momento, aparecem tantas nuvens no Céu que é possível ver as nuvens com um tom cinza, de tão proximas que ficam e carregadas de vapor d'água, sendo um sinal de Chuva à vista...
 .... Caso a Chuva apareça em dias com Sol, o Arco-íris surgi (Cartaz 06) ...
Cartaz 07 - A aparência do arco-íris é causada pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas (aproximadamente esféricas) gotas de chuva. (THINIUS, Bernd. Rainbow at sunset (em inglês). Página visitada em 7 de agosto de 2010). A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva, dentro da gota ela é refletida (reflexão interna total), e finalmente volta o sofrer refração ao sair da gota.

                   A luz branca se separa em diferentes cores (comprimentos de onda) ao entrar numa gota de chuva, como a luz vermelha sendo refratada por um ângulo menor que a luz azul. Ao sair da gota de chuva, os raios vermelhos são retornados por um ângulo menor que os raios azuis, produzindo o arco-íris.