Aprendizagem Significativa

Aprendizagem significativa é aprender de forma clara, expressiva e concisa.
Ou seja, falar em aprendixzagem significativa
É assumir que aprender possui um caráter dinâmico que exige ações de ensino direcionadas para que os alunos aprofundem e ampliem os significados elaborados mediante suas participações nas atividades de ensino e aprendizagem. Nessa concepção o ensino é um conjunto de atividades sistemáticas, cuidadosamente planejadas, em torno das quais conteúdo e forma articulam-se inevitavelmente e nas quais o professor e o aluno compartilham parcelas cada vez maiores de significados com relação aos conteúdos do currículo escolar, ou seja, o professor guia suas ações para que o aluno participe de tarefas e atividades que o façam se aproximar cada vez mais dos conteúdos que a escola tem para lhe ensinar. (SMOLE, 2000).
            É viável comentar também que tendo ou não contribuições de vários pesquisadores educacionais para conceituar aprendizagem significativa, a definição mais rigorosa advém da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel.
David Paul Ausubel (1918, Nova Iorque) foi um grande psicólogo educacional dos Estados Unidos. Nas palavras do próprio autor “O fator mais importante que influi na aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe. Isto deve ser averiguado e o ensino deve depender desses dados”. Sendo assim, para garantir a aprendizagem significativa de crianças é necessário muita criatividade , paciência, linguaguem apropriada para esta turminha e muita mediação.

[1] SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.